As Siglas e os Resultados deturpados


Desta vez nem vou falar da famigerada RevPAR, mais uma sigla copiada dos Estados Unidos que os Brasileiros imitaram sem saber ao certo o que é nem para que se usa se soubessem os gestores não a usariam, já que ela não é sigla para gestores e sim para investidores. Vamos hoje falar de outras que como qualquer sigla nada diz a não ser que quem as usa e vangloria delas não tem a mínima noção de gestão:

Hoje um frequentador de meus cursos me pergunta qual das situações é a melhor e me apresenta ocupação acumulada e diária média, e eu só posso dizer: Todas são boas e todas são uma M... Como diz o Apresentador uma mercadoria. Vamos às siglas, no primeiro quadro:
Htl 1
Htl 2
Htl 3
Htl4
Occ
DM
Occ
DM
Occ
DM
Occ
DM
64,61%
 R$  262,84
52,38%
 R$  235,85
48,16%
 R$  279,12
42,87%
 R$  291,15

Temos no quadro acima a ocupação e a diária média de quatro hotéis, aparentemente uma ocupação dentro da média atual e uma diária média considerável, isso é bom ou mau? – é um amontoado de Números sem pés nem cabeça e pode ser bom ou mau.

Vamos ver agora como esses números podem ser vistos por um gestor e tendo a consciência se estes são bons ou maus.
Htl 1
Htl 2
Htl 3
Htl4
Occ
DM
Occ
DM
Occ
DM
Occ
DM

64,61%
 R$      262,84
52,38%
 R$     235,85
48,16%
 R$     279,12
42,87%
 R$      291,15
CPR

 R$ 137,99

 R$ 155,66

 R$ 186,08

 R$ 164,98


52,50%

66,00%

66,67%

56,67%
GOPPAR

 R$ 124,85

 R$   80,19

 R$   93,04

 R$ 126,17

Agora sim temos como analisar os números eles passam a ter subsídios para isso já que têm Ocupação, Diária Média Custo de Diária e o lucro por apartamento, mas os últimos dois números podem ou não vir, pois com as primeiras duas filas eles já podem mostrar qual a verdadeira situação. No exemplo o Hotel em melhor situação é o Htl4 embora tudo pareça bem o dois e o três requerem cuidados desde que o gestor saiba exatamente o que está fazendo, no caso do 3 a atenção que ele quer já é com sinal vermelho.

O Htl 1 tem a situação mais confortável embora não tenha a maior rentabilidade.

Vamos entender uma coisa, todos os outros números ou siglas e a forma com estão apresentadas não indicam nada a menos que vc conheça de cabeça as colunas debaixo ou as possa criar em tempo real.

O gestor consciente não está preocupado com a taxa de ocupação e sim com a rentabilidade, senão vejamos gastei 300 mil reais para operar meu hotel, quanto eu preciso ter de retorno ou quanto preciso faturar, essa é a pergunta a ser respondida – em quanto vou rentabilizar o meu capital. E é neste sentido que se tem que caminhar. É sabido e muito bem que quando todos seguem o mesmo padrão isso significa que ninguém está pensando, e o gestor é pago para pensar para trazer resultados.

Acredito que tenham entendido a inutilidade de criar números que em última análise têm muitas chances de dizer: Trabalhaste o Mês inteiro feito gente grande remando contra a maré, teu dinheiro rendeu menos que a poupança.

No Dia 10 de Outubro estaremos em São Paulo onde será ministrado mais um curso de Revenue Management, este, tem o número de participantes limitado, pois é minha intenção esclarecer detalhes mais avançados do Revenue Management e isso se aproveita melhor com menos participantes.

Sem reduzir custos o que não é aconselhável às vezes podemos ganhar mais com diárias de 250,00 do que com diárias de 400,00 e explicaremos isso.


Comentários

Postagens mais visitadas