As Siglas e os Resultados deturpados
Desta vez nem vou falar da famigerada RevPAR, mais uma sigla copiada dos Estados Unidos que os
Brasileiros imitaram sem saber ao certo o que é nem para que se usa se
soubessem os gestores não a usariam, já que ela não é sigla para gestores e sim
para investidores. Vamos hoje falar de outras que como qualquer sigla nada diz
a não ser que quem as usa e vangloria delas não tem a mínima noção de gestão:
Hoje um frequentador de meus cursos me pergunta qual das
situações é a melhor e me apresenta ocupação acumulada e diária média, e eu só
posso dizer: Todas são boas e todas são uma M... Como diz o Apresentador uma
mercadoria. Vamos às siglas, no primeiro quadro:
Htl 1
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Htl 2
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Htl 3
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Htl4
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||||
Occ
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DM
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Occ
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DM
|
Occ
|
DM
|
Occ
|
DM
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64,61%
|
R$
262,84
|
52,38%
|
R$
235,85
|
48,16%
|
R$
279,12
|
42,87%
|
R$
291,15
|
Temos no quadro acima a ocupação e a diária média de quatro
hotéis, aparentemente uma ocupação dentro da média atual e uma diária média
considerável, isso é bom ou mau? – é um amontoado de Números sem pés nem cabeça
e pode ser bom ou mau.
Vamos ver agora como esses números podem ser vistos por um
gestor e tendo a consciência se estes são bons ou maus.
Htl 1
|
Htl 2
|
Htl 3
|
Htl4
|
|||||
Occ
|
DM
|
Occ
|
DM
|
Occ
|
DM
|
Occ
|
DM
|
|
|
64,61%
|
R$
262,84
|
52,38%
|
R$
235,85
|
48,16%
|
R$
279,12
|
42,87%
|
R$
291,15
|
CPR
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R$ 137,99
|
|
R$ 155,66
|
|
R$ 186,08
|
|
R$ 164,98
|
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52,50%
|
|
66,00%
|
|
66,67%
|
|
56,67%
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GOPPAR
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R$ 124,85
|
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R$
80,19
|
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R$
93,04
|
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R$ 126,17
|
Agora sim temos como analisar os números eles passam a ter
subsídios para isso já que têm Ocupação, Diária Média Custo de Diária e o lucro
por apartamento, mas os últimos dois números podem ou não vir, pois com as
primeiras duas filas eles já podem mostrar qual a verdadeira situação. No
exemplo o Hotel em melhor situação é o Htl4
embora tudo pareça bem o dois e
o três requerem cuidados desde que o
gestor saiba exatamente o que está fazendo, no caso do 3 a atenção que ele quer
já é com sinal vermelho.
O Htl 1 tem a
situação mais confortável embora não tenha a maior rentabilidade.
Vamos entender uma coisa, todos os outros números ou siglas e
a forma com estão apresentadas não indicam nada a menos que vc conheça de
cabeça as colunas debaixo ou as possa criar em tempo real.
O gestor consciente não está preocupado com a taxa de
ocupação e sim com a rentabilidade, senão vejamos gastei 300 mil reais para
operar meu hotel, quanto eu preciso ter de retorno ou quanto preciso faturar,
essa é a pergunta a ser respondida – em quanto vou rentabilizar o meu capital.
E é neste sentido que se tem que caminhar. É sabido e muito bem que quando
todos seguem o mesmo padrão isso significa que ninguém está pensando, e o
gestor é pago para pensar para trazer resultados.
Acredito que tenham entendido a inutilidade de criar números
que em última análise têm muitas chances de dizer: Trabalhaste o Mês inteiro
feito gente grande remando contra a maré, teu dinheiro rendeu menos que a
poupança.
No Dia 10 de Outubro estaremos em São Paulo onde será
ministrado mais um curso de Revenue Management, este, tem o número de
participantes limitado, pois é minha intenção esclarecer detalhes mais
avançados do Revenue Management e isso se aproveita melhor com menos
participantes.
Sem reduzir custos o que não é aconselhável às vezes podemos
ganhar mais com diárias de 250,00 do que com diárias de 400,00 e explicaremos
isso.
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