A Causa do Efeito Inesperado
É compreensivo, o humano é resistente ao desconhecido, ao novo
há mudança, mas precisamos prestar atenção em sábios ditados que saíram de
pensadores, e o que mais se adéqua ao momento é: “Quando todos fazem a mesma
coisa, quer dizer que não há ninguém pensando”.
Downsizing, reengenharias redução de custos todas as grandes
empresas do Mundo sabem que dão resultado contraproducente, o motivo é simples,
todas essas medidas são sabidamente negativas então dão resultados negativos e
isso se revela quase imediatamente dificilmente o falso aumento de receita dura
mais de 6 meses nunca dura um ano e muitas vezes, a maioria delas, leva à
falência.
A maioria das pessoas que lê meus textos é do ramo hoteleiro,
mas isto acontece com 95% das empresas e por falta de conhecimento, em
Hotelaria vamos falar do primeiro que precisou enfrentar uma grande crise, Bill
Marriott Jr, e no primeiro ano de implementação total do sistema seus
rendimentos aumentaram em 100 milhões de US$. O lendário Bob Crandell o
primeiro Grande executivo a acreditar nos sistemas de Revenue Management
implantou o sistema em segredo com uma equipe de sérios e fiéis colaboradores
no dia 17.01.1985 deixou que toda a American Airlines operasse com o sistema e
nesse ano “sofreu” um incremento de receitas de 500 milhões de US$. A National
Rent a Car no primeiro ano de implantação teve um aumento de 20% em seus
lucros, e isso assustou mercados, criou num primeiro momento desconfianças em
todas as esferas e os concorrentes decretaram que eles faliriam, foi exatamente
o contrário quem faliu foram os que não entenderam o que aconteceu, só esses
faliram. E o que se pode ver externamente, parecia um intricado balé de tarifas
flutuantes, só que isso não é a realidade, assim como querem no Brasil de hoje
meia dúzia de curiosos “vender” umas tarifas sem nenhum fundamento como Revenue
Management, não isso não é Revenue Management e nem o seu principal papel, isso
é a parte ínfima, de um complexo, mas inteligente processo Econômico de Gestão,
o Revenue Management é muito analítico e pouco comercial, mas gera lucros,
muitos e sempre grandes.
Vemos grupos hoteleiros que tinham obrigação de saber sobre o
assunto fechando parte de sua capacidade e se livrando de grandes
profissionais, trocam-nos por meninos aprendizes, nada contra só que estes de
gerencia nada entendem e nem podem e o resultado será sempre no mesmo o
Prejuízo quando contam com a sorte. O último, expressivo de que tenho notícia é
uma rede que primava pelo serviço, um dos pilares da hotelaria Mundial demitiu
200 funcionários do operacional e meia centena do corporativo. Está tudo
errado, mas seria menos estúpido se pelo menos fosse o inverso. Na contramão de
tudo isso temos redes lucrativas e nem tão pequenas assim e desde que o início
da crise foi anunciado cresceram em mais de 2000 UHs e continuam dando lucro.
Em momentos como o atual o Downsizing – dita redução de custos é
o caminho mais curto para “morte”. Mas mesmo avisados continuam escolhendo-o.
Quando a administração é a tônica temos empresas que trabalham como deve ser,
para eles o curto prazos são dois anos, e quando projetam seus resultados
descobrem que como está não pode ficar e agem nesse sentido, foi para uma
destas e não é hoteleira que demos uma consultoria um destes dias.
Não há forma milagrosa para se enfrentar este tipo de crise que
dê resultados como o Revenue Management. E a boa notícia é que 98% das empresas
abertas podem implementar o sistema – muitas delas não precisam de nenhum
sistema caro e complicado. Aliás, ás que queiram faze-lo aconselhamos
entenderem todo o processo em planilhas de Excel preparadas para tal e só então
escolher o melhor sistema para a informatização, no Revenue Management os
sistemas informatizados agilizam os processos, mas não substituem o
conhecimento da pessoa humana em momento nenhum, ou seja o RM agrega não
dispensa.
Nossas consultorias implantam estes sistemas com contratos de
curto prazo – Um Ano e deixam a unidade ou unidades e não necessariamente
hoteleiras prontas para continuarem. Vamos salientar: “Revenue Management é uma
Filosofia de Gestão, possibilita uma visão totalmente nova da empresa, preços
mercados e produtos, logo trata-se de um sistema que precisa partir de cima,
não é um sistema para gerentes comerciais, é para Gerentes Gerais, Diretores de
operações e dependendo do tamanho da empresa ou corporação é preciso criar o
cargo específico e este não é o de Revenue Manager. E sim um CRO.
A Águia Consultoria,
através de sua Marca de Cursos abertos o IGH
– Instituto de Gestão Hoteleira irá Ministrar em Brasília dias 27 e 28 de novembro
próximos um curso onde além da teoria e prática do Revenue Management serão
abordados e esclarecidos todos os fundamentos desta ciência de Gestão.
Comentários
Postar um comentário