VIABILIDADE

1180 photo Viabilidade1180.jpg

domingo, 4 de maio de 2014

Tarifas Flutuantes e Revenue Management

Aprenda com quem pratica
há 40 anos e escreve sobre
Fala-se muito, e a maioria das pessoas pratica, quando vamos ver como isso funciona passamos a detectar aquele velho ditado: “ouviu o galo cantar, mas não sabe de onde”.

Usam uma tarifa de segunda a sexta e outra para sábado e Domingo – Usam outra para quando há eventos e isso deixa rastros e espaços para fiscalização, punições e ainda despreparados dizerem que está havendo abusos, tudo isso pode e deve ser feito sem deixarmos margens a que nos acusem de má gestão.

Noventa e sete por cento dos empreendimentos que encontrei praticando aquilo a que chamam de tarifa flutuante, praticavam o que todos os outros praticam o que eu chamo de "tarifa de oportunistas" e que facilmente leva o praticante a cair na ilegalidade, atrai a fiscalização, o Ministério do turismo e todos os órgãos que existem para punir, e tenho que dizer lamento porque a conduta incorreta de uns prejudica os outros.

Os três por cento que não faziam errado, não faziam nada, em muitos caos tinham exposta, como manda a lei uma tarifa balcão que acaba nem sequer cobrindo seus custos. E estes em sua maioria aderiram ao sistema de tarifas flutuantes - REAL e CONSTANTE que é o que realmente maximiza sua rentabilidade.

Para simplificar tarifa flutuante é o que é praticado em Hotelaria e em uma dezena de outras empresas por quem sabe, e não é o que se diz ser e o que fazem muito bem feito as companhias aéreas.

Quando se pratica tarifa flutuante os resultados são excepcionais, desde que saibam onde e como fundamentá-la, e para quem não percebeu ainda não há necessidade nenhuma de sistemas (que não passam de ferramentas) caros e sofisticados, dependendo do tamanho do seu empreendimento, uma pagina de papel quadriculado e uma maquina de calcular que tenha as quatro operações básicas faz todo o serviço. No meu caso e no de qualquer pessoa que compreenda como o mecanismo funciona, a folha de papel quadriculado e a maquina de calcular funciona para empreendimentos de 20 ou de 20.000 UH’s – mas precisa conhecer os fundamentos. É desses que tratam nossos Cursos.

Obvio que hoje não precisa ficar no manual, mas gostaria que entendessem que não há custo adicional. O que é indispensável é o conhecimento adicional.

Participe de nossos cursos e descubra como o RM é fundamentado e como é simples sua operação.

Saiba um pouco mais sobre a quem interessa e como inicia. Participe de um de nossos cursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário