Gestão Hoteleira – Otimizando Resultados
No fim do ano, ou melhor, dizendo
de Setembro em diante já é “o ano que vem” é nestes últimos quatro meses que
planejamos, ou usam planejar o ano seguinte, quando o Gestor ou Gestores
conhecem e seguem a filosofia de Gestão mais rentável que a hotelaria tem, o
Revenue Management, isso não se faz necessário, pois que, o processo vem sendo
projetado e o trabalho de reajuste é menor e facilitado pela evolução e prática
de projeção, estaríamos hoje usando dados para até outubro de 2018.
Este detalhe evita longas
reuniões onde se decida fazer algo depois, decisão sem ação é igual à inanição,
se o processo vem acontecendo que a reunião se torne em uma agradável
confraternização de fim de ano para comemorar bons resultados, pois que o
Revenue Management não conhece outros.
No nosso caso não trabalhamos com
projeções menores de cinco anos, é claro que isso requer atenção, mas
principalmente conhecimento. O processo além de seguro nos diz onde estamos e
onde vamos chegar sem muito esforço, (afinal, quando não se tem certeza de onde
queremos chegar, onde quer que cheguemos está bom. Ou não)! Para o profissional
experiente, se você está se iniciando entenda que todo o início é um pouco mais
trabalhoso, mas no caso do Revenue
Management, uma prática diária e continua, não inicie se não quer ter
trabalho, afinal, há sempre a possibilidade de culpar alguém pela nossa
inoperância. Ou Usar o Sistema como se deve e ter SUCESSO, este é o “castigo” de quem entende e pratica esta
Filosofia – O SUCESSO.
Hoje, com mais de 30 anos de uso
desta Filosofia de gestão podemos afirmar sem medo de errar, rentabilizamos
qualquer hotel ou rede hoteleira em no mínimo 30% em um ano, e o mais
interessante, não é um milagre. Como tudo o que acontece em nossa vida depende
de nós, basta que se faça o que tem que ser feito quando tem que ser feito, no
lugar de procurarmos desculpas, para o que é sempre e só algo que dependia de
nós, e deixamos de fazer.
Depois de pregar a filosofia do
Revenue Management no Brasil por mais de dois anos começamos a ver os bons
frutos da divulgação que temos feito. No último curso estavam presentes de um
só grupo hoteleiro um Diretor Geral, pois é ele que aprova ou não o que deve
ser feito e é essencial que entenda porque deve ser assim e a que resultados
leva; um diretor de operações e um administrativo financeiro, além de três
Gerentes Gerais, cada uma destas pessoas tem o seu papel fundamental no
processo e é necessário que parta deles. Havia ainda gerentes comerciais, é
essencial que eles saibam como as coisas nascem e porque existem as limitações
que muitas vezes não entendem inclusive a recusa de determinados eventos em
detrimento de outros.
Afinal, para quem não sabe ainda
o Revenue Management é: Muito Analítico e pouco comercial.
Em alguns cursos que ministrei e
onde participaram gestores, alguns me disseram e não foi um nem dois, “mas
senhor Rui isso nós fizemos”, eu sempre perguntei: tem certeza? E eles
normalmente apontam uma diferença entre o que fizeram e o que eu sugeri que
façam. Normalmente é essa a pequena diferença aparentemente sem importância que
pode me dar mais oito ou dez milhões ao fim de um ano de operação, bem afinal
não é tanto assim!!!! ... (para mim é).
Tive notícia um destes dias de um
grande profissional que foi convidado para uma entrevista, a rede que solicitou
sua presença precisava segundo a direção de um gerente geral de vendas. O
profissional perguntou, naturalmente porque eles procuravam esse elemento, e a
resposta foi a que supúnhamos: “precisamos rentabilizar o nosso resultado” –
como estavam na presença de um grande profissional, e principalmente um
profissional honesto, ouviram exatamente o que precisavam ouvir: Os senhores
precisam de um Gerente geral, no caso diretor de operações, otimizar resultados
envolve ações que não são de alçada e nem é suposto que um Gerente Comercial
conheça, o gerente comercial precisa saber a melhor forma de colocar no mercado
o seu produto, otimização de resultados de um grupo, como era o caso depende de
Gerentes Gerais de cada Unidade e do Diretor de Operações.
Muitas vezes me perguntei, porque
tinha, quando gerente de Hotel resultados que eram superiores ao de colegas que
aparentemente, ou pelo menos em teoria, tinham tanto conhecimento como eu,
descobri, com o passar do tempo e já em consultorias que era verdade, o
conhecimento deles era quase igual ao meu;
O fator preponderante é que o meu sucesso
não é fruto desses conhecimentos, e sim dos métodos que uso para coloca-los em
prática e passa-los aos colaboradores.
É nisso que reside a diferença,
que muitas vezes é a culpada entre o lucro e o prejuízo.
Cursos de
Revenue Management:
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