O Revenue Management - Filosofia de Gestão
Há muito me ouvem dizer que Revenue Management é uma Filosofia de Gestão, eu diria inclusive
a melhor e mais completa das filosofias quando falamos de alta Administração.
Esta filosofia tem algumas restrições e como venho publicando
precisa que as empresas tenham algumas características específicas, a saber, e que
passo a repetir:
•
Capacidade finita (por exemplo, um hotel tem um
determinado número de apartamentos disponíveis para vender.) (Num frigorífico um número determinado de
reses para comercializar por dia.);
· Stocks perecíveis (no caso de um hotel os quartos não vendidos em determinado dia não podem ser aprovisionados, No frigorífico não se perde o produto vendável, mas ele é limitado à Capacidade de abate);
• Micro segmentos de mercado: - Mercados com diferentes sensibilidades ao preço será que todos podem comer File Mignon, ou melhor, comprar? Então temos sim micro segmentos de mercado;
• Procura variável e incerta; - A procura por carne no mercado é sempre por carne de gado?
• Produtos que podem ser vendidos ou reservados antes do consumo;
• Baixas razões custos variáveis X custos fixos.
Um programa de gestão de receitas para ser bem
implementado e ter sucesso deve ser baseado em preços de venda, e não em preços de custo.
Vamos entender, no entanto que mesmo não tendo
todas as seis características colocadas acima, o Revenue pode e deve ser
implantado desde que a maioria seja presente.


Aproveitando o assunto Revenue Management e
Frigoríficos vamos informar em primeira mão que em breve estaremos
desenvolvendo junto com uma grande empresa de sistemas de gestão um sistema de
Revenue Management integrado ao sistema de gestão hoteleira.
Esta mesma empresa de sistemas, como também tem uma
grande participação na indústria já aceitou estudar um sistema de Revenue
Management para gestão de Frigoríficos.
Atenção. -
Revenue Management Não é o que se apregoa:




Além de algumas outras
características.
Então cuidado quando aparecem os
“milagrosos especialistas em RM”
Comentários
Postar um comentário